terça-feira, 15 de outubro de 2013

Livro - Antes Que Eu Vá

Ontem terminei um livro que há muito tempo estava louca para ler. Não tive coragem de terminar ele anteontem, pois li tão rápido que precisava estender. Ele tem imperceptíveis 356 páginas e é da autora de Delírio e Pandemônio (já resenhados aqui e aqui.) Quando lí Delírio em março decidi procurar outros livros da autora enquanto aguardava a sequência, assim encontrei Antes que eu vá (titulo original: Before I Fall) por 39,90 na Saraiva. Como a situação financeira estava tensa, resolvi esperar ele abaixar e ele nunca abaixava. Até que esse mês tive coragem e comprei! E não me arrependi.

Sinopse (via skoob): "Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. ... Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais."

Confesso que tenho problemas com protagonistas. Sempre acho elas insuportavelmente chatas e mimadas, mas Sam é a mais fácil de se identificar que vi até hoje, é apenas uma garota comum, com amigas populares, um namorado popular e uma família simples. Uma garota normal que tem pontos positivos e negativos como qualquer um.
A leitura é leve e tranquila, narrando detalhadamente, em primeira pessoa, cada um dos sete 12 de fevereiros vividos por Samantha e mostrando as consequências de cada uma de suas ações. Inclusive com pontos em que ela se refere diretamente ao leitor.

"Algumas coisas se tornam lindas quando você realmente olha." pág 261.

A grande lição do livro é o valor que damos ao que está ao nosso redor. Sam nos faz questionar se aquilo que sempre achamos importante realmente vale a pena. Se você fosse morrer amanhã, sentiria orgulho do que fez hoje? Se arrependeria de alguma coisa? Se morresse hoje, como seria repetir esse dia várias e várias vezes? São pensamentos que nunca tempos pois sempre achamos que temos a eternidade para isso.

"TALVEZ você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Um, dois, três ou dez milhões de amanhãs... Tanto tempo, que você possa nadar nele, deixar rolar e enrolar-se nele, deixá-lo cair como moedas por entre os dedos. Tanto tempo, que você possa desperdiçá-lo. Mas, para alguns de nós, há apenas o hoje. E a verdade, afinal, é que você nunca sabe quando chegará sua vez." pág 205.

Um livro para rir, chorar, refletir e se emocionar. Super recomendo! Sem dúvidas um dos melhores que já li. E Lauren Oliver é sem dúvidas uma das melhores autoras da atualidade. Mal posso esperar para ler mais livros dela. (Vocês podem ver aqui o meu histórico de leitura, que pode conter spoilers.)
Há boatos de que o filme seria adaptado para o cinema, porém não encontrei nenhuma notícia recente sobre o assunto. Uma pena, pois seria incrível.


E aí, alguém já leu ou se interessou pelo livro? Já pararam para refletir sobre o assunto?

Beijão.

10 comentários:

  1. Oiii linda, tudo bem? Espero que sim.
    Amo ler, é algo que eu preciso fazer antes de dormir todos os dias. Meu ultimo livro que terminei de ler foi a saga Crossfire so que o 4° livro so ano que vem então para o final vou ter que esperar. Mas como preciso de um livro novo, vou seguir sua dica ta bom?
    Beijos!
    makeuparte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, ele é lindo! depois me conta, viu! E vou procurar essa saga!

      beijo

      Excluir
  2. Adorei demais a dica de livro, vou querer ler com certeza!

    www.cindereladementira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ele é muito lindo! Não vai se arrepender! Depois conta pra gente o que achou! ;)

      beijo

      Excluir
  3. Gostei do livro, parece ser bom!
    Já estou te seguindo!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Essa capa me chamou muita atenção! Fiquei curiosa pra ver haha

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  5. Nossa que legal, nunca li e confesso que é a primeira vez que leio algo sobre esse livro, mas me interessei bastante por sua resenha, vou procurá-lo para ler tbm...

    Beijão Jeh

    www.BGirlsMake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, na verdade só descobri ele quando li Delírio e fui procurar outras obras da autora, e já falavam super bem dele. Fora que, com essa sinopse, é impossível resisti, né? haha

      Depois me conta o que achou!
      beijão

      Excluir

Deixem seus recadinhos, sugestões, perguntas ou críticas nos comentários.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...