Quem nunca ouviu falar de John Green, né? Mas muitas pessoas não sabem que antes de A Culpa é das Estrelas ele já havia publicado 3 livros sendo o primeiro deles Looking For Alaska (aqui no Brasil: Quem é você, Alasca?) que foi best-seller lá nos Estados Unidos.
Fonte: Google Imagens |
O livro possui várias capas, todas lindas, mas a minha preferida é a hardcover americana (primeira)!
Fonte: Google Imagens |
Sinopse (via skoob):
Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".
Fonte: Google Imagens |
O livro começa 136 dias antes, onde Miles Halter é um adolescente com poucos (ou talvez nenhum) amigos que vive com seus pais e coleciona últimas palavras (que depois descobri ser algo que o John Green faz). Ele fica obcecado ao ler as últimas palavras de François Rebelais "Saio em busca do Grande Talvez". Pensando nisso ele decide ir para o colégio interno em que seu pai estudou planejando viver aventuras como ele viveu, contrariando a vontade de sua mãe.
O livro continua a contagem diminuindo os dias, assim 128 dias antes ele chega à escola Culver Creek e conhece seu novo colega de quarto Chip Martin, que gosta de ser chamado de Coronel. Chip dá a ele, ironicamente, o apelido de Gordo (não sei como ficou em inglês, se alguém souber, por favor comente aqui) pois Miles é bem alto e magro. Coronel também lhe apresenta a Alasca Young (sim, muitos acharam que era o país Alasca mas é um nome de uma garota) uma garota extremamente inteligente, espirituosa, problemática, apaixonada por livros e que vive intensamente cada minuto de sua vida e Takumi, um japonês magricela que gosta de fazer rap.
Fonte: Google Imagens |
Com novos amigos Miles começa então a viver as aventuras das 'pegadinhas' da nova escola, arruma uma namorada e acaba se apaixonando por Alasca (é impossível não se apaixonar por ela, todos os leitores se apaixonam por ela.) até que chegamos ao acontecimento cronometrado do livro que muda a vida de todos eles.
A partir daí a contagem do livro muda, de 1 dia depois a 136 dias depois acompanhamos o desenvolvimento de cada personagem de forma profunda e intensa. Retratando de forma sensacional os sentimentos de Miles, John Green nos leva a procurar por nosso Grande Talvez e enxergar a vida de uma forma completamente diferente!
É um livro simples mas ao mesmo tempo incrível e emocionante do tipo que faz com que o leitor pare para pensar na própria vida. Diferentemente do romance mais "doce" de A Culpa é das Estrelas, Quem é Você, Alasca? é um livro reflexivo e intenso para ser um simples YA e, mesmo achando o final (últimos dias) um pouco arrastado recomendo muito a leitura!
Fonte: Google Imagens |
A adaptação do filme já foi confirmada e muitos fãs estão fazendo campanha para que a atriz Kaya Scodelario (da série Skins) faça o papel de Alasca. Devo dizer que acho pouco provável mas iria amar MUITO se acontecesse porque sou muito fã da Kaya e acho que as descrições que o Miles faz dela combinam perfeitamente! Porém não há nada confirmado, exceto que a roteirista será Sarah Polley e John Green está super empolgado com a ideia. Eu estou super empolgada e vocês? Me contem se já leram e se gostaram!
O apelido que o Coronel dá para ele em inglês é "Pudge", então a tradução tá legal. Enfim, eu tenho que continuar lendo, na verdade começar de novo. Eu devia ter lido um resumindo antes pq eu tava confundindo os personagens. Que ano sai o filme?
ResponderExcluirHaha, que bom porque depois de fazerem merda em Harry Potter eu sempre fico com receio!
ExcluirLeia logo, é ótimo! Mas o filme que é bom, só pra 2016 parece!
Ganhei ele de presente de aniversário e já estou louca pra ler!
ResponderExcluirCheck it out → http://blogdamarjoo.blogspot.com.br/
Ah recomendo bastante! Depois me conta o que achou!
Excluirbeijos
A esse livro <3 <3
ResponderExcluirO John Green esta se tornando um de meus escritores favoritos.
Beijos
http://www.diamantesnaosaoparasempre.com.br/
Não é? A cada livro dele fico mais apaixonada! *-*
ResponderExcluirbeijos!