domingo, 30 de novembro de 2014

Carrie - Stephen King

Olá gente, hoje eu vou falar um pouco de um livro que li mês passado e que me emocionou muito. Embora Stephen King seja um escritor famoso (principalmente por terror que eu adoro) nunca havia lido nada dele mas me interessava por vários, por isso resolvi começar com Carrie.



Carrie foi o primeiro livro do autor e foi resgatado literalmente do lixo por sua esposa, é um livro bem fininho (199 páginas na minha edição) e trata de um tema super atual: bullying


Carrie é uma adolescente de 16 anos que possui poderes telecinéticos (habilidade de mover coisas com a força da mente) e vive com a mãe, uma fanática religiosa, que acredita que tudo é pecado. Na escola, ela é piada entre as colegas e vive isolada. Embora seja um livro considerado de terror, o drama da vida de Carrie me fez refletir. É um tema muito atual mesmo tendo sido publicado em 1974.

Sinopse (via skoob): "Até 1972, Stephen King ainda era um professor cujo salário mal dava para sustentar a mulher, Tabitha, e os dois filhos. Nas horas vagas, escrevia histórias de suspense, sempre rejeitadas pelas editoras. Foi então que finalizou mais uma obra. Em seguida, porém, desiludido com o mercado editorial, King arremessou-a pela janela. Foi Tabitha quem o convenceu de recuperar os originais e tentar outra vez. Enviado a um editor, o livro foi aceito. Nascia Carrie, a Estranha, obra que lançou Stephen King no cenário literário mundial.
O livro narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.
Com tantos ingredientes de suspense, Carrie, a Estranha logo se transformou num enorme sucesso internacional. Ao ser transportado para as telas, em 1976, pelas mãos de Brian de Palma, teve a atriz Sissy Spacek e John Travolta em seus papéis principais."


Desde o início do livro fala-se sobre o acontecimento no baile para o qual Carrie foi convidada mas a narrativa alterna entre o presente (a história de Carrie, propriamente dita), narrações de pessoas que estiveram presentes no dia do baile e alguns "artigos" científicos e policiais sobre o assunto (que eu, particularmente, achei um pouco chato). O livro é dividido em três partes que seriam: a história de como tudo aconteceu até a noite do baile, a noite do baile com a suposta brincadeira de Chris e suas consequências e, por fim, o que acontece após a noite do baile.


Os personagens, além de Carrie, são tão bem construídos que fica difícil não se envolver na história. A mãe de Carrie se destacando acima do restante, é uma fanática religiosa que acredita que até ter sua menstruação é consequência dos pecados cometidos pela menina, ela tranca Carrie em um armário cheio de imagens religiosas para que ela peça perdão a Jesus por seus pecados, chegando a deixá-la lá por horas. Seu fanatismo é tanto que, até os habitantes da cidade de Chamberlain se sentem incomodados por ela. Sue Snell, após uma brincadeira de mal gosto, se sente culpada pelo sofrimento de Carrie e pede à seu namorado Tomy Ross para levar Carrie ao baile de formatura. Cris Hargensen é a líder da turma do colégio, juntamente com seu namorado Billy Nolan, planeja a "pegadinha" do dia do baile que gera várias consequências. Há também a professora de educação física, a Sra. Desjardin, que tenta ajudar Carrie a sobreviver ao último ano na escola. 


O Começo do livro conta, ainda, com uma introdução de King contando o que o levou a escrever o livro, que eu achei realmente interessante. Nessa introdução é contado que o manuscrito já estava no lixo quando a esposa resgatou e disse que ele devia enviar à alguma editora. Ele conta ainda que se baseou em pessoas que ele conheceu e que sofreram bullying para criar a personagem.  É uma parte realmente muito interessante do livro que eu não recomendo pular!


O livro teve três adaptações, em 1976, 2002 e 2013 e contou com nomes como John Travolta (1976) e Julianne Moore (2013). Dentre as adaptações, nenhuma é realmente fiel, e claro que tendo visto após ler o livro encontrei vários pontos a serem melhorados, porém achei que os três estão no mesmo nível (considerei 3 estrelas cada) e realmente gostei do elenco do segundo filme, embora prefira Carrie e a Sra. White do último filme (Chloe é ótima mas Julianne Moore dá um show!)

Em ordem: 1976 - 2002 - 2013.
Fonte: Google Imagens.
Chloe Grace Moretz e Julianne Moore no filme de 2013
Fonte: Google Imagens.
Recomendo sim os filmes, principalmente os dois últimos, porém recomendo ainda mais o livro. Dei 4 estrelas apenas porque algumas vezes os textos "mais científicos" me cansaram um pouco mas a leitura é excelente e já estou com outros livros do autor na lista. Assim que ler mais eu posto aqui pra vocês.

Alguém aí também querendo ler livros do King? Recomendo muito que comece por Carrie. E, claro, depois conta aqui o que achou.


Espero que gostem, beijos!

2 comentários:

  1. Aee, que bom que você ressuscitou o blog!
    Eu já conhecia essa história porque né, é bem famosa.
    Até queria ler o livro, mas sei lá kkk não sei se vai ser muito bom pra mim.
    A resenha ficou muito boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu to tentando mas quando tenho tempo, não tenho ideias; quando tenho ideias, não tenho tempo; quando tenho os dois, a internet não funciona. Comecei a escrever os posts em word pra conseguir postar depois haha! e vai bombar de livro aqui porque é o que eu consigo postar mais! hahaha
      Já o livro, é bem fininho então vale a pena tentar! Chorei horrores mas eu ando chorando com tudo que leio!

      Excluir

Deixem seus recadinhos, sugestões, perguntas ou críticas nos comentários.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...