quinta-feira, 25 de abril de 2013

A Hospedeira

"- Não é o rosto, mas as expressões nele. Não é a voz, mas o que você diz. Não é sua aparência nesse corpo, mas o que você faz dentro dele. Você é bonita. - Ele avançou enquanto falava, ajoelhou-se ao lado da cama onde eu estava deitada e tomou minha mão entre as suas outra vez. - Eu jamais conheci alguém como você."


Quero, na verdade, começar esse post pedindo imensas desculpas pelo meu desaparecimento! Bem, recentemente (ou nem tanto) foi lançado o filme "A Hospedeira" e isso me fez querer fazer um post sobre o filme porém depois da decepção com as minhas cenas preferidas (que foram cortadas sem dó nem piedade) eu resolvi falar do livro mesmo. Tendo como autora Stephenie Meyer (autora de Crepúsculo) muito preconceito e expectativas giram em torno do livro e diversas amigas minhas se recusaram a ler minha indicação por isso e acredito que o filme não rendeu tanto pelo mesmo motivo. O problema é que a história é muito diferente, não se trata apenas de um romance adolescente entre seres extraordinários e humanos. Ok, é um romance! Ok, há seres sobrenaturais! Mas isso não significa que não devemos dar uma chance, certo?

"Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam."

No começo, o livro pode parecer confuso. As duas falam através da mesma pessoa e fica difícil separar o que diz respeito a uma e o que diz  respeito a outra. Mas com o desenvolvimento da história as duas se tornam tão parecidas que isso não chega, nem de longe, a ser um problema. O livro trata de amor, amizade, companheirismo, família e todas as dificuldades para ser aceita em uma nova sociedade. Peg inexplicavelmente se afeiçoa aos humanos que conhece e mostra como devemos dar uma chance às pessoas. Outro ponto alto do livro é Ian. A principio, Ian é um dos humanos que odeiam as almas e quer que Peg morra mas com o tempo, ele aprende a dar uma chance a Peg de mostrar que ela é diferente e aprendem a viver com suas diferenças. E vou deixar tudo vago mesmo porque não quero deixar esse texto cheio de spoilers.



Em uma comparação rápida, eu achei o livro super empolgante e interessante, daqueles impossíveis de parar de ler. Já o filme deu a impressão de parado, sem graça e, ao mesmo tempo, incrivelmente corrido. Como se tudo acontecesse de uma hora para outra sem um espaço cronológico adequado. Não gostei muito, mas vale a pena ver para tirar suas próprias conclusões (depois de ler o livro, é claro).

A boa (ou não) notícia é que Meyer está, atualmente, trabalhando no segundo livro. De acordo com o que ela disse em várias entrevistas, desde o começo A Hospedeira deveria ter sido uma trilogia, mas com as divulgações para Crepúsculo eram muito intensas, ela se afastou da história e, agora, pretende voltar a ela. Os títulos liberados até agora para as sequências foram The Seeker (provavelmente A Buscadora) e The Soul (provavelmente A Alma). Meu grande medo é que ela estrague a história pois, apesar do final vago, eu já havia me conformado que tudo acabava ali, porém agora existem grandes chances de tudo acabar desastroso (como Fallen, por exemplo). Agora é esperar para ver, certo?

E aí, já leram? Já assitiram? Querem continuação? Deixem suas opiniões aqui também!

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seus recadinhos, sugestões, perguntas ou críticas nos comentários.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...